Curta o GBC Siga o GBC 


Maurício Tizumba fará a abertura oficial do Arte Solo

A arte e sua expressão por uma só pessoa, mas em completa harmonia com a plateia e o ambiente: este é o Arte Solo.  Evento que se diferencia por apresentações de espetáculos SOLOS, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho (sexta, sábado e domingo) no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto mostrará as mais variadas manifestações culturais e artísticas, como dança, teatro, música, gastronomia, artes visuais, literatura, intervenções urbanas e claro conteúdo infantil como contação de história e circo.

Distribuindo arte, diversão, história, lazer e conhecimento, se revezarão no final de semana de 20 a 22 de junho mais de 30 atrações diárias, numa maratona cultural de muita qualidade, cor e diversidade.

O local escolhido não poderia ser melhor, o Circuito Cultural Praça da Liberdade – um dos maiores conjuntos integrado de cultura do Brasil que reúne mais de 10 espaços, entre museus históricos, artísticos e temáticos, bibliotecas e espaços para oficinas.

Além dos mais conceituados nomes da cena cultural de Minas , como  Tizumba, Rui Moreira, Rodrigo Borges, Nivaldo e Cid Ornelas,  Marcus Vinile, Marina Machado, Denise Reis, Juarez Moreira e  Xande Tamietti, o Arte Solo conta ainda com artistas que irão se apresentar pelos jardins da Praça e escadarias dos Espaços Culturais: intervenções circenses, contação de história com Pierre André, Claudia Barcellos em um solo de violino interpretando Clube da Esquina, Marcelo Blade com sua alfaiataria, Rafael Boneco fazendo seu graffiti nos tapumes das obras do prédio “Rainha da Sucata” e muitos outros .

As artes plásticas promoverão a homenagem pelos 90 anos de Fernando Sabino, receberão  ainda as telas dos meninos do Projeto Arte Favela e a sustentabilidade nas obras de Sérgio Zauli, Thiago Senra e Ronaldo Lima que reutilizam  material para executar seus trabalhos. A arte urbana será representada pelos Bboys Rodrigo, Fábio Nogueira e Ledinir.

O Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais Vale e o Espaço do Conhecimento UFMG abraçarão as artes cênicas. Estes espetáculos estão em fase de análise pela curadoria.

O Projeto ainda convida a todos para todos que tragam agasalhos para serem doados a entidades carentes que são assistidas  pelo Instituto Ativa Brasil.

Ficha técnica:

Evento: ARTE SOLO

Dias: 20 sexta (das 17h às 22h), 21 e 22 (sábado e domingo das 10h às 21h) de junho 2014

Local: Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Entrada Franca.

Concepção e Direção Artística: Ramon Coelho

Produção Artística: Ana Paula Pinheiro

Produção Executiva: Mov3 Promotora de Ideias

Patrocínio: Brahma.

Apoio: Mercantil do Brasil, Instituto Cultural Sergio Magnani, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Belotur e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Promoção: Sou BH e Rádio Itatiaia.

Incentivo: Lei Estadual de Incentivo a Cultura – Governo do Estado

Informações: (31) 2510.1084 – Site: artesolobh.com.br

Site: www.artesolobh.com.br

Assessoria de Imprensa:

Christina Lima (31) 3274 8907 – (31) 9981 4897

Heberton Lopes  – (31) 3077 0606 – (31) 8855 1219

 

DANÇA

B-BOYS – Rodrigo, Fábio Nogueira e Ledinir | BREAKING NO ASFALTO

O Breaking no Asfalto propõe a ocupação dos espaços urbanos divulgando e consolidando as matrizes da cultura urbana e os valores de cidadania. Os BBoys defendem que a arte de rua não é uma arte nacional, não tem um país e sua origem não é reconhecida por uma questão simplesmente geográfica, a arte de rua é construída pela rua e seus sujeitos, sobretudo a interação desses sujeitos com a arte.

Dia 20/06 Palco Arte | Praça da Liberdade Horário:18h

Dia 21/06 Alameda da Educação | Praça da Liberdade Horário:17h30

Dia 22/06 Alameda da Educação | Praça da Liberdade Horário:16h

 

RUI MOREIRA

Um artista completo, este é o resumo perfeito para Rui Moreira, bailarino, coreógrafo e investigador de culturas. Apesar de ter nascido em São Paulo, o artista escolheu BH para propagar sua arte. Na capital, participou dos principais e mais respeitados grupos de dança. Para o Arte Solo, Rui apresentará ao público o espetáculo Receita, uma coreografia surpreendente que usa desde um simples procedimento culinário, a confecção de um bolo xadrez.

Dia 21/06 Palco Arte | Praça da Liberdade Horário:16h

 

LUCAS MEDEIROS

ESPETÁCULO: É AMOR OUTRA VEZ

LOCAL: MEMORIAL MINAS GERAIS VALE – Auditório

 O trabalho é um diálogo entre as memórias amorosas presentes no cinema brasileiro e os vários meios de manifestar essas memórias. Um indivíduo isolado num pequeno espaço vivendo fisicamente as inúmeras intensidades do amor e das paixões, alimentando-se da troca com o público e das imagens cinematográficas.

Como bem define Guimarães Rosa , somos “uma porção de buracos amarrada por um barbante”. E é  nesses buracos que estabelecemos os nossos amores, ou seja , sustentados em nada. “Sou o poeta, quero  namorar com a linda e gostosa, mas também posso sentir amor pela travesti ” disse o cineasta Cláudio Assis. Vamos comer Cláudio, vamos comer Caetano, vamos dizer Mamãezinha do meu coração. Banqueteemo-nos.  Pare, sinta e dedique um “putalésimo” do seu dia aos danados(as) que te deixaram na saudade.

21/06 – 20h

 

DUDUDE HERRMANN

ESPETÁCULO: A PROJETISTA

LOCAL: CCBB
Em plena fase de maturidade artística, Dudude segue com  o espetáculo “A Projetista”a intérprete disserta todo o tempo sobre o

seu possível e próximo projeto artístico. Ela projeta no espaço sempre um pouco mais adiante. Cada insinuação de dança ou pensamento são novas ideias e vontades que brotam de uma mente e corpo inquietos. “Este novo trabalho talvez seja um desabafo, um manifesto, de mais um artista criador de nosso tempo, frente aos mecanismos para se viabilizar a cultura e a arte”, diz.

.“A cultura se transformou em um bom negócio, mas para grandes empresas e instituições. Pergunto: e aquele que trabalha no campo do pequeno, que é apenas uma pessoa artista inserido no campo da curiosidade, da descoberta, da provocação?, questiona a artista.

21 de junho às 20h

 

DALILA VALDEZ

ESPETÁCULO: ÚTERO

LOCAL: MEMORIAL MINAS GERAIS VALE – Auditório

Espetáculo baseado em textos de autoras Latino-americanas no caminho de um resgate estético e sensível no movimento e na dança.

Nesta obra se trabalham diversas formas de criar uma presencia poética, íntima. Uma presencia exposta a sua interpretação física e emocional.

As figuras e sensações alcançadas na cena celebram um encontro de beleza e valor artístico único. Textos reproduzidos em voz, música e movimento, compõe a forma da narrativa do corpo, gerando uma cena preenchida em conteúdo.

Sor Juana Inés de la Cruz, uma das escritoras citadas, fez da erudição acumulada durante anos de estudo seu melhor médio para escrever um tipo de literatura centrada na liberdade, o que era um prodígio naquela época. Ela defende o direito da mulher de ser respeitada na sociedade da época. O espetáculo coloca a essência feminina como fonte harmoniosa de sensações e percepções no espaço.

A trilha sonora é composta por músicos da cena contemporânea.

22 de junho às 17h

 

 

MÚSICA

 

LEONARDO MACEDO

Formado em música pela UEMG, o jovem flautista, Leonardo Macedo, carrega em sua bagagem importantes apresentações por todo o estado. Entre seus shows, destaca-se Se eu pudesse entrar em sua vida. Atualmente, integra o Grupo de Choro do Palácio das Artes. Léo estará no Arte Solo com repertório diversos.

Dia 20/06 Pela Praça A partir das 17h as 19h

Dia 21/06 Pela Praça A partir das 14h as 16h

Dia 22/06 Pela Praça A partir das 16h as 18h

 

CLAUDIA BARCELLOS

A violinista Claudia Barcellos emocionará o público da Praça da Liberdade com uma apresentação itinerante. Interpretando serestas, cantigas, modinhas, entre outros. A artista homenageará o Clube da Esquina criando um estilo próprio, que vai do compasso da valsa ao rock de Beto Guedes.

Dia 20/06 Pela Praça A partir das 17h as 19h

Dia 21/06 Pela Praça A partir das 10h as 14h

Dia 22/06 Pela Praça A partir das 17h as 19h

 

MARX MARREIRO

O jovem Marx Marreiro é estudante de música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e dedica sua vida artística ao Acordeon, desde o ano de 2011. Em sua carreira, já esteve ao lado da dupla Antônio Carlos e Renato e do grupo de forró Swing de Palha. No Arte e Solo fará uma apresentação itinerante misturando jazz, tango e baião.

Dia 20/06 Pela Praça A partir das 17h as 19h

Dia 21/06 Pela Praça A partir das 15h as 17h

Dia 22/06 Pela Praça A partir das 13h as 15h

 

MAURÍCIO TIZUMBA

Músico, ator, compositor e cantor. Mauricio Tizumba é um dos mais respeitados e conceituados artistas mineiros. Em sua história musical, Maurício traz forte influência do congado mineiro e de manifestações culturais e religiosas, sendo símbolo da cultura negra e popular do estado. O cantor será o responsável pela abertura oficial do Arte Solo.

Dia 20/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 20h30

 

MARCUS VINILE

O cantor ganhou destaque nacional com a participação no programa Fama da Rede Globo. Aos 14 anos Marcus Vinile se entregou à música popular brasileira. Suas referências estão nas canções de Caetano Veloso, Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, entre outros. Atualmente, se apresenta por todo o país e colhe os frutos do sucesso de Nas Nuves, de sua autoria, gravado pelo Jeito Moleque.

21/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade – Horário: 12h

22/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade – Horário: 13h30
GABINO ARCE

Gabino Arce violonista e cantor argentino residente em Belo Horizonte. Graduado em música popular pela Escuela de Música Popular de Avellaneda: EMPA foi instrumentista e arranjador de grupos de Tango e regionais durante 15 anos e cantor de coral nos melhores teatros de Buenos Aires. Seu repertório propõe um passeio por diferentes regiões da Argentina….”

Dia 20/06 Pela Praça A partir das 17h

Dia 21/06 Pela Praça A partir das 14h

Dia 22/06 Pela Praça A partir das 16h

 

O PIANO

Nos dias 21 e 22 de junho, o Arte Solo apresentará ao público 6 recitas ao ar livre em plena Praça da Liberdade. Com os talentosos solistas mineiros Lucas Freire, Igor Ferreira e Rodrigo Lana, as apresentações serão ministradas pelo reconhecido Clube do Concerto, dirigido por Arthur Araujo de Almeida. Arthur é  pianista e produtor artístico internacional, estudou piano e musicologia em Londres e Paris. Voltou para o Brasil trazendo uma enorme vontade de fazer do piano um instrumento cada vez mais presente na vida das pessoas.

 

INTERVALOS SONOROS

A cada intervalo  haverá interatividade popular: o publico poderá participar ativamente tocando ou se arriscando a tocar nesse belo Instrumento. Sempre  instruídos e monitorado pelo próprio Clube do Concerto.

 

DENISE REIS

Além de ser cantora, Denise Reis carrega na bagagem a arte de tocar violão e de compor. Ainda aos 16 anos viajou por onze países em turnê pela Europa com o Coral Julia Pardini de Belo Horizonte. Em seus shows, um desfile por sonoridades com alto requinte e elegância na execução dos arranjos e instrumentos. Uma poesia moderna, recheada de nuances e imagens que se encaixam perfeitamente à musicalidade desta artista.

21/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 15h
JUAREZ MOREIRA

A paixão pela música surgiu ainda na adolescência. Desde pequeno, Juarez Moreira ouvia jazz ao lado do pai e aos 12 anos aprendeu, sozinho, a tocar violão. Atualmente é um músico completo: violonista, guitarrista, compositor, arranjador e produtor. No Arte Solo apresentará seu trabalho autoral solo e releitura da música mundial.

21/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 18h
NIVALDO ORNELAS

Nascido em uma família de músicos, Nivaldo Ornelas é um renomado saxofonista belorizontino. Sua carreira começou ainda quando criança, tocando clarinete na escola. Em 1963 se especializou em saxofone. Atualmente é considerado um dos maiores músicos mineiros, fazendo sua carreira ao lado de grandes artistas, como Milton Nascimento.

Além de composições mineiras, no Arte Solo o músico homenegeará a América Latina.

21/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 20h30

 

DJ RAFAEL ORIENTE

Rafael Oriente será o responsável por animar a pista do Arte Solo. O mineiro redeu-se à paixão de discotecar e desde então vem se apresentando em importantes eventos. Sua influência sempre foi a MPB (Música Popular Boa), hits dos anos 70 e black music, porém, samba, rock, rap e música latina também estão em seu repertório, tornando suas apresentações sempre ecléticas.

20/06 Local: Eletrolata a partir das 17:00.

21 e 22/06 Local: Eletrolata a partir das 11h
DYLTON LIMA

Dylton Lima nasceu no sul do país mas escolheu BH para viver. Na capital mineira começou sua carreira a frente da banda Kamuflagem. Nos anos 2000 e 2001 foi backing vocal do grupo Jota Quest. Atualmente dedica-se a banda Was, que já lhe rendeu indicação ao Grammy Latino em 2009, e, ao projeto Dylton Lima Trio. No Arte Solo o músico promete animar o público com grandes sucessos do pop rock.

Dia 22/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 12h e 17h30

 

CID ORNELAS

Sua arte, ao traduzir a riqueza da musicalidade mineira, tem voado mundo afora, com shows em todo o país e no exterior. É rica a fonte que inspira o vasto universo de sua formação: viaja por Beatles, bossa nova, jazz, música clássica, sons e batuques da Folia de Reis e todos os acordes de bom gosto.

Dia 22/06  Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 15h

 

RODRIGO BORGES

Representante da 2ª geração do Clube da Esquina, Rodrigo Borges cresceu ao lado de importantes nomes da música mineira. Em 2011, o belorizontino esbanjou talento durante uma apresentação na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza, onde conquistou o público e ganhou destaque no cenário musical.

Dia 22/06  Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 16h

 

MARINA MACHADO 

A bela e talentosa Marina Machado apresentará no Arte Solo seu novo álbum Quieto um Pouco. Durante o show a mineira  fará um balanço dos 22 anos de carreira. Além dos novos hits, relembrará os grandes sucessos de sua carreira, brincando com a plateia com algumas surpresas musicais e mostrando toda sua versatilidade: cantar baixinho, soltar sua voz potente de roqueira e também mostrar seu lado cômico.

Dia 22/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 18h

XANDE TAMIETTI

Um dos maiores bateristas brasileiros, Xande Tamietti ganhou fama nacional ao lado da banda Pato Fu. Sua paixão pelo instrumento começou ainda na infância, quando, ao lado de seu pai, aprendeu a tocar o instrumento. Em 2010 foi destaque na crítica nacional, após gravar o CD Música de Brinquedo  tocando em uma mini bateria, mostrando toda sua musicalidade.

Dia 22/06 Local: Palco Arte | Praça da Liberdade Horário: 20h

INTERVENÇÕES

 

HELDER QUIROGA

Roteirista, Diretor de Cinema e Produtor Cultural. Helder Quiroga carrega no peito duas paixões: o cinema e a poesia. Além de ter formação em Comunicação Social e pós graduação em Cinema, há mais de 20 anos dedica-se a escrever e publicar textos poéticos. No Arte Solo lançará seu primeiro livro: Rebento. A publicação é um manifesto apaixonado sobre o ato poético. Em um sarau declamará ao público alguns de seus poemas e contará com a participação do músico Vitor Santana.

Dia 21/06 Local: a definir Horário: a definir
PALOMA PARENTONI

Paloma Parentoni tem um currículo artístico completo: autodidata, produtora e gestora cultural, performer, cronista do blog Solteiras e Descoladas, diretora de videoclipes, DJ e produtora musical. No Arte Solo apresentará Trajeto do Afeto, uma ação poética que busca, através de instalação de objetos de estética amorosa, a pausa, o respirar do corpo do artista e do espectador.

Dias 23/06 Local: Alameda da Educação  Horário: a partir das 13h

 

ILHA LITERÁRIA

Escritores Mineiros cercado de livro por todos os lados.

Para reforçar a interação entre o publico e seus escritores a Book Distribuidora trará para nossa ilha importantes títulos da literatura mineira.Autores como Paula Pimenta, Angela Leite e outros irão bater um papo com o público e autografar seus livros.

Sexta 20/06 – Angela Leite  às 17h30

Sábado 21/06 – Paula Pimenta  às 10h30

ARTES PLÁSTICAS

 

90 ANOS FERNANDO SABINO

Em comemoração aos 90 anos de um dos ícones da literatura brasileira, o Arte Solo receberá uma programação que conta com a curadoria de Bernardo Sabino, filho de Sabino. Parte do acervo será exposto na Praça da Liberdade, que ficará pequena para a grandiosidade de seu trabalho.

 Dias 20,21 e 22 de junho Local: Alameda da Educação | Praça da Liberdade Horário: a partir das 10H

 

ARTE FAVELA

Durante o Arte Solo, o público conhecerá as obras produzidas por trinta jovens de 14 a 29 anos, de cinco comunidades de Belo Horizonte – Vila Presidente Vargas (Bairro Goiânia), Vila Marçola (Serra), Cabana do Pai Tomás, Barragem Santa Lúcia e Alto Vera Cruz. Os painéis retratarão a cultura da capital mineira por meio da realização de oficinas de grafite.

Dias 21 e 22 de junho Local: Área de Exposição Horário: a partir das 10h30

 

MARCELO BLADE

Conceituado ícone da moda mineira, o alfaiate de alta-costura, Marcelo Blade, há 20 anos dedica sua carreira a confeccionar peças para noivos. A paixão pela costura surgiu aos 13 anos de idade, quando o mineiro começou a trabalhar ao lado de seu pai. Atualmente, além de se dedicar a moda masculina, Marcelo cria colete/avental para importantes chefs de cozinha. No Arte Solo, o público poderá conhecer e adquirir suas criações.

Dias 21 e 22 de junho Local: Alameda da Educação Horário: a partir das 10h30

 

ATAÍDE MIRANDA

Quem anda pelas ruas de BH, principalmente na região da Savassi, com certeza já se deparou com algum trabalho de Ataíde Miranda. A imagem da virgem de Guadalupe, estampada no quarteirão da Fernandes Tourinho com Cristóvão Colombo é uma prova do talento do artista plástico que é autodidata e se inspira em temas lúdicos e teatrais.  No Arte Solo, Ataíde fará criações ao vivo, teletransportando o público ao seu mundo.

Dias 21 e 22/06 Local: Alameda da Educação  Horário: a partir das 15h30

 

RAFAEL BONECO 

As artes de Rafael Boneco estão espalhadas pelas ruas de toda Belo Horizonte. “Colando, pintando, construindo”, o grafiteiro é conhecido pelo trabalho realizado em Superfícies Efêmeras. No Arte Solo realizará trabalhos em tapume com o tema livre. Venha conhecer este grande artista mineiro.

Dias 21 e 22/06 Local: Alameda da Educação  Horário: a partir das 15h30

 

 

TEATRO

 

PIGMALIÃO ESCULTURA QUE MEXE

O Pigmalião Escultura Que Mexe, foi criado em 2007 e hoje é um dos mais respeitados grupos de marionete do estado. O objetivo principal da companhia é comover, principalmente o público adulto, com o mistério da marionete de fios, a relação do ator com o boneco e o teatro visual. No Arte Solo irão apresentar o espetáculo O Verbo que trata da criação do homem, abordando a sua fragilidade e sua condição no mundo em uma montagem intimista livremente inspirada no livro do Gênesis.

Dia 21/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 19h30

Dia 22/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 19h

 

RAMANERY

Provocar, assim pode ser resumido o objetivo de Ramanery ao divulgar sua arte. O artista carrega grandes apresentações em seu portfólio, como:  Colméia, Satirus e Aos pés Aracne. No Arte Solo levará a magia do espetáculo “Entrelinhas – 2014” onde provocando o público com sua postura inusitada, inserindo-se em diferentes espaços e ocasiões.

Dia 20/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 19h30

Dia 22/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 19h30

 

EDERSON MIRANDA

ESPETÁCULO: DEUSES

LOCAL: CCBB
Deuses é uma comédia épica sobre o surgimento do universo, do homem, das primeiras civilizações e do teatro. Fala sobre homens e deuses, sobre sobre civilizações antigas e seus reflexos atuais.

A criação do espetáculo teve como estímulo as seguintes perguntas: de onde viemos? Onde estamos? Quem somos? De que somos feitos? Para onde vamos? Como surgiu o universo? Como surgiram as primeiras civilizações?

Eis o mote: fazer perguntas e pensar sobre elas.

O espetáculo foi premiado como “Revelação Teatro Adulto 2011”

no 8º Prêmio Usiminas Sinparc de Artes Cênicas e indicado como

“Melhor Dramaturgia” no Prêmio Sesc/Sated 2011.

22 de junho às 19h

 

MARIANA JACQUES

ESPETÁCULO: FLICTS

LOCAL: Casa da Ópera do Memorial Minas Gerais Vale

A atriz após cursar a oficina “O Ator no Solo Narrativo”, ministrada pelo ator e diretor Júlio Adrião, no Rio de Janeiro, buscou apoderar-se dessa técnica sobre a qual procurou sintetizar toda a sua bagagem teatral adquirida em 15 anos de experimentação artística na cena flicts, adaptando o texto do Ziraldo a essa linguagem.

“Flicts uma cor que não existe, Por mais diferente que se sinta, o raro Flicts vai encontrar seu lugar, ainda que seja bem distante do mundo das cores mais conhecidas, mas não mais belas do que ele”.

21 e 22 de junho – duas apresentações diárias sempre às 13h e 15h

 

 

 

PARA TODAS AS IDADES

 

CIRCO

Não precisa de um picadeiro para espalhar alegria, o Arte Solo proporcionará o mesmo encanto dos grandes circos trazendo para o público pequenas apresentações circenses. Durante os dias 20,21 e 22 de junho, a Praça da Liberdade será palco de shows com palhaços, malabares, bicicleta da poesia e muito mais. Uma programação para toda família. Venha se divertir!

Todos os dias Local: Pela Praça Horário: 11h- 15h-16h-18h-19h30

PIERRE ANDRÉ

“Ator, inventador e contador de histórias, fazedor de brincadeiras e outras coisinhas mais”, é assim que Pierre André se auto apresenta. No Arte Solo, além de arrancar boas risadas, promete emocionar o público com a apresentação da Carroça de Histórias. Um espetáculo que mexerá com a imaginação de todos. Perfeito para toda a família.

Dia 21/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 11h e 15h

Dia 22/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 11h e 15h

 

CONCEIÇÃO ROSIÈRE

A artista plástica Conceição Rosière dedica-se a mais de 20 anos ao teatro de boneco. Seu trabalho vai da confecção dos personagens à criação de textos e direção de espetáculos. No Arte Solo apresentará a peça “Num Piscar de Olhos”, onde o público irá interagir com uma caixinha de músicas e acompanhar em um piscar de olhos o sonho mágico de uma fada.

Dia 21/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 12h30

Dia 22/06 Local: Praça da Liberdade Horário: 12h30