Curta o GBC Siga o GBC 


SERGIO VAZ - POR SAMUEL MACEDO

Com entrada franca, mostra apresenta renomados artistas como Miguel Gontijo, Ângelo Issa, Alexandre Rato, Leandro Gabriel e outros destaques das artes até o dia 4 de outubro

Clique aqui para fazer o download das imagens de divulgação

Devido ao grande sucesso de público e mídia, a exposição ‘Do Barroco à Transparência’, em cartaz desde o dia 24 de agosto, foi prorrogada para até o dia 4 de outubro, no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45, Barreiro). Idealizada pelo gestor cultural Luiz De Filippo, a mostra ficará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Importantes nomes das artes mineiras estão presentes na exposição: Ângelo Issa, Alexandre Rato, Daniel Moreira, Daniel Pinho, Jônatas Milagres, Juçara Costa, Léo Brizola, Leandro Gabriel, Mara Martins, Miguel Gontijo, Samuel Oliveira, Sérgio Vaz e Paulo Torres.

Os artistas convidados para compor essa mostra tiveram como desafio traduzir essas diversas passagens de tempo, espaço e pensamentos, em obras que refletissem o seu universo atual. E eles optaram em produzi-las em suportes transparentes, caracterizando assim a leveza e transposição dos assuntos abordados. Suas tênues imagens são deixadas a cargo da luz que traduz a finitude de um momento bem como a continuação da nossa cultura. A transparência é a passagem de um momento para o outro, de uma cena para outra, a permitir a perpetuação através de vestígios que a luz imprime sobre as paredes.

A espetacularização está cada vez mais presente no cotidiano das sociedades atuais. O espetáculo pode ser observado em diversos locais, como no espaço midiático e na política. De acordo com Luiz de Filippo, um dos objetivos dessa mostra é fazer uma reflexão sobre o espetáculo com bases no olhar de Guy Debord sobre o tema do seu livro A Sociedade do Espetáculo.

O caráter contestatório da obra de Debord nos incita a uma luta acirrada contra a perversão da vida moderna, que prefere a imagem e a representação ao realismo concreto e natural, a aparência ao ser, a ilusão à realidade; sobre o fetichismo da mercadoria; sobre a alienação do público através da espetacularização e sobre a opinião pública.

O barroco veio nos apresentar como estilo para o desenvolvimento dessa mostra. Primeiro, por conter em sua essência o poder do espetáculo; e segundo por ser um estilo formador da nossa cultura e estar ainda tão próximo de nós.

O barroco é um estilo que desenvolveu nos meados do século XVII, na Itália. Sua ênfase é colocada sobre o equilíbrio, através da harmonia das partes em sua subordinação ao conjunto. É típico das obras barrocas que empreguem vários meios para ativar a participação corporal e emocional do observador. A pintura e a escultura, para atingirem tal objetivo, necessitam, antes de mais nada, criar a ilusão da realidade dos temas representados.  O barroco apega-se à substância, às cores, e às texturas das coisas, para criar um espaço, onde o tema e o espectador podem unir-se num momento temporal específico e por vezes dramático. Essa emergência física do barroco é obtida de modo particular pelo uso calculado da luz e da sombra, do cheio e do vazio, de curvas ou diagonais marcadas, pela quebra das expectativas e dos planos.

Serviço:

Exposição “Do Barroco a Transparência”

Local – Viaduto Das Artes – Av. Olinto Meireles 45, Barreiro, Belo Horizonte, MG

Sob o viaduto Engenheiro Andrade Pinto

Visitação:

De 24 de agosto a 4 de outubro de 2015 –  De segunda a sexta de 10h às 17h

Agendamentos de grupos através do e-mail: viadutodasartes@gmail.com

Artistas presentes na mostra:

Ângelo Issa, Alexandre Rato, Daniel Moreira, Daniel Pinho, Jônatas Milagres, Juçara Costa, Léo Brizola, Leandro Gabriel, Mara Martins, Miguel Gontijo, Samuel Oliveira, Sérgio Vaz e Paulo Torres

Idealização e projeto: Luiz De Filippo

Suporte e Instalação: Celestino Sobral

Realização: Tania De Filippo

Produção: Instituto João Ayres

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Assessoria de Imprensa: Grupo Balo de Comunicaçãowww.grupobalo.com

Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com  – (31) 3077 0606 | (31) 8988 7616